A Nuvem é um blog inteiramente dedicado à crítica de arte, criado pelo crítico e historiador da arte Thiago Fernandes, com o objetivo de criar um canal de comunicação acessível a estudantes, amantes de arte e pessoas interessadas nesse campo.

“Ora, o que se pode conhecer de uma nuvem, senão adivinhando-a e sem nunca apreendê-la inteiramente?” Toma-se como ponto de partida esta analogia entre a nuvem e o objeto artístico, realizada pelo filósofo e historiador da arte francês Georges Didi-Huberman, no livro Diante da Imagem, para se pensar a arte como essa nuvem sem contornos que vive mudando de forma, sempre vista sob novos olhares e levantando novas questões. A isto, soma-se o conceito de nuvem utilizado pela computação, que se refere ao armazenamento e compartilhamento de dados através da internet, de modo a torná-los acessíveis em qualquer lugar do mundo.

A crítica de arte no Brasil tem se restringido aos periódicos acadêmicos e a poucos exemplos de revistas especializadas e jornais, que, ademais, dedicam um ínfimo espaço a esses textos.

A quem a crítica se dirige? Qual função cumpre hoje? Como fazê-la circular de forma democrática?

Após os casos de censura a exposições ocorridos no Brasil em 2017, que se articularam principalmente através de redes sociais, acredita-se que, mais do que nunca, os críticos devem sair de suas bolhas e criar canais de comunicação com as massas.

A partir destas inquietações e de um grande anseio por escrever sobre exposições e objetos artísticos, nasce a Nuvem.