A oficina “Crítica de arte – teoria e prática”, oferecida por Thiago Fernandes no Atelier Sanitário, tem o objetivo de introduzir os participantes no campo da crítica das artes visuais e fomentar o pensamento crítico sobre trabalhos artísticos e exposições. Em quatro encontros serão apresentadas as ferramentas e métodos fundamentais para a escrita de um texto crítico, o papel da crítica hoje e seu desenvolvimento histórico. O programa inclui a apresentação/leitura das principais referências nacionais e internacionais no campo da crítica e a proposta de exercícios de escrita que serão revisados pelo professor e discutidos coletivamente, configurando a experiência como um laboratório de escrita sobre arte. A realização dos encontros em um ateliê de artistas propõe a imersão dos participantes em um dos ambientes fundamentais para a formação e para o processo de escrita do crítico. Busca-se, portanto, um modelo pedagógico que foge do molde tradicional de sala de aula e aproxima os participantes à prática do crítico de arte. No final da penúltima aula, será realizado um churrasco de confraternização no terraço do Atelier Sanitário.

Público-alvo: estudantes ou profissionais das áreas de artes e comunicação, escritores, historiadores, professores e pessoas interessadas em escrever sobre artes visuais

Dias e horários: Sábados, de 9h30 às 12h, do dia 15/06 ao dia 06/07.

Investimento: R$ 300,00
Valor promocional para estudantes e moradores da Gamboa: R$ 150,00

Programa:

Aula 1 (15/06):
Fundamentos da crítica de arte
Questões técnicas e processos de escrita
História da arte e crítica da arte

Aula 2 (22/06):
A escrita sobre uma obra
O método formalista
O método iconológico
O método sociológico

Aula 3 (29/06):
A escrita sobre uma exposição
Crítica e curadoria
Crítica, modernismo e contemporaneidade – Parte 1: o cenário internacional
[Churrasco de confraternização]

Aula 4 (06/07):
Crítica, modernismo e contemporaneidade – Parte 2: o cenário brasileiro
A crítica de arte hoje

Carga horária e certificação: 10h. O participante poderá solicitar um certificado digital comprovando sua participação na oficina.

Sobre o professor:

Thiago Fernandes é historiador da arte, crítico, curador e designer gráfico. Desenvolve pesquisas em arte contemporânea, intervenções urbanas e teoria da imagem, com ênfase na virada do século XXI. É mestre em Artes Visuais com ênfase em História e Crítica da Arte pela UFRJ. Escreve para as revistas Dasartes e Caju e é autor do blog Nuvem – Arte e Crítica.

Sobre o Atelier Sanitário:

O Atelier Sanitário, originalmente um espaço de trabalho dos artistas Daniel Murgel e Leandro Barboza, hoje se intitula como uma oficina e laboratório de arquiteturas poéticas e autoconstrução. Com a entrada de Thiago Fernandes, o Atelier Sanitário se abre para práticas expositivas e pedagógicas, como maneira de ativar o espaço para outros agentes e outros propósitos, além do trabalho artístico dos artistas residentes.

Como se inscrever:

As vagas são limitadas. Envie seu nome completo para thiagosmfernandes@gmail.com solicitando sua inscrição na oficina. Verificaremos a disponibilidade de vagas e enviaremos os dados bancários para o depósito da taxa de matrícula. Caso solicite o desconto para estudante ou morador da Gamboa, não deixe de enviar seu comprovante de matrícula em uma instituição de ensino ou comprovante de residência, no segundo caso.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s