Cursos e oficinas

Mini-curso: Onde experimentar? Pós-modernidade, cidade e circuitos artísticos | CMAHO

Mini-curso de historiografia da arte brasileira com ênfase nos experimentalismos da década de 1960 aos anos 2000. Em duas aulas, serão apresentadas discussões teóricas em torno da ideia de pós-modernidade e dos lugares da arte, considerando seus embates e diálogos com instituições e sua inserção crítica na cidade.

Aula 1: A cidade lúdica e o museu pós-moderno – anos 1960 e 1970

A partir de escritos de Frederico Morais – em particular, o artigo “Plano Piloto da Futura Cidade Lúdica” –, em diálogo com o livro “Área Experimental”, de Fernanda Lopes, será discutida a relação entre museu e experimentação durante a ditadura militar no Brasil e a abertura das instituições para aquilo que Mário Pedrosa e Frederico Morais já chamavam, pioneiramente, de arte pós-moderna. Serão enfatizadas as atividades promovidas pelo Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, dentro e fora de sua área edificada.

Aula 2: Circuitos heterogêneos – anos 1980, 1990 e 2000

O incêndio do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, que interrompeu as atividades da Área Experimental em 1978, é o ponto de partida da segunda aula, que se aprofunda no contexto da década de 1980 em diante. Será discutida a consolidação da chamada “Geração 80” e o estabelecimento de iniciativas que escapam dessa designação e encontram lugar às margens do circuito tradicional de arte. A criação de espaços autônomos de exposição e a proliferação de intervenções urbanas será discutida tendo como base escritos de artistas como Newton Goto e Ericson Pires.

Data: Sextas-feiras, 24 e 31 de janeiro de 2020 das 15h às 18h
Local: Auditório do Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica – Rua Luis de Camões 68, Praça Tiradentes – Rio de Janeiro

NÃO É NECESSÁRIO SE INSCREVER. Basta comparecer nos dias e horários da aula.

Thiago Fernandes: Historiador da arte, crítico, curador e designer gráfico. Doutorando em Artes Visuais pela UFRJ, com mestrado pela mesma instituição, desenvolve pesquisas em arte contemporânea, intervenções urbanas, crítica e teoria da imagem, com ênfase na virada do século XXI. Escreve para a Revista DasartesRevista Caju e é autor do blog Nuvem – Arte e Crítica.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s