Por que imagens são produzidas? Para quem são produzidas? Por que algumas imagens são proibidas e destruídas em certos momentos? A arte pode cumprir uma função pragmática? O curso apresenta alguns aspectos do desenvolvimento da arte desde o mundo antigo ao contemporâneo, a partir do ponto de vista das teorias da imagem. As aulas abordam as funções, usos e significados das imagens em contextos distintos, além dos problemas desencadeados pelos diferentes meios artísticos (desde os mais tradicionais, como pintura e escultura, até a fotografia, o cinema e o vídeo).
Metodologia: Aulas expositivas e interativas com análises de imagens, oferecidas por meio do aplicativo Zoom, que permite a participação dos alunos e a apresentação de slides. Instruções para o acesso serão enviadas por e-mail e será criado um grupo no Facebook para discussões e compartilhamento de material complementar.
Duração e carga horária: 5 aulas com 2 horas de duração. De 08/04 a 06/05 (quartas-feiras) às 18h.
Valor: R$ 50
Inscrições: https://forms.gle/AHJE7U6Mu53cVudi8
Programa do curso:
Aula 1: A imagem antes da era da arte: representação, fé e política na Antiguidade e Idade Média
Aula 2: Harmonia, persuasão e poder: modos de ver e usar as imagens em um mundo dividido
Aula 3: Entre salões e revoluções: consciência histórica e estética na modernidade
Aula 4: Autonomia da arte e crise da representação no século XX
Aula 5: O fim da (história da) arte e os novos usos das imagens no mundo contemporâneo
Sobre o professor:
Thiago Fernandes é historiador da arte, mestre e doutorando em Artes Visuais pela UFRJ, crítico de arte, curador, professor e designer gráfico. Desenvolve pesquisas em arte contemporânea brasileira, crítica, teoria da imagem e intervenção urbana, com ênfase na virada do século XXI. Escreve para a Revista Dasartes, Revista Caju e é autor do blog Nuvem – Arte e Crítica.

Categorias:Cursos e oficinas