Delson Uchôa, série Bicho da Seda, 2014
Cursos e oficinas

Cursos online: Intervenção urbana e Arte contemporânea | Z42 Arte

O projeto Z42 Arte Online é dedicado ao público geral que busca maior conhecimento acerca das questões teóricas e práticas das artes visuais e suas múltiplas linguagens. A Z42 Arte online oferece cursos semestrais de temáticas livres e interdisciplinares que abordam aprofundamentos conceituais, estéticos, sócio-políticos, entre outros, existentes no campo da arte.

Para o período de 2020.2, o professor Thiago Fernandes oferece o curso de História da Arte Contemporânea e o curso de Intervenção Urbana: arte, cotidiano, modos de ver.

O curso tem o objetivo de introduzir o público no campo da intervenção urbana, discutindo as diferentes maneiras de interferir artisticamente na cidade e os efeitos dessas ações no cotidiano. As aulas apresentam artistas nacionais e internacionais, o desenvolvimento histórico das intervenções urbanas e sua incorporação em museus e galerias. Serão disponibilizados filmes e textos para aprofundamento dos debates levantados nas aulas.

Aula 1: Imagens da cidade, imagens na cidade
Relações entre o corpo e a cidade contemporânea e as possíveis maneiras de interferir artisticamente no espaço urbano, em seu cotidiano e nos modos de ver a cidade. O potencial político da intervenção urbana é evidenciado por meio da análise de trabalhos artísticos que explicitam tensões, conflitos, o enfraquecimento das relações humanas e as diferentes camadas históricas existentes na cidade.

Aula 2: A cidade lúdica e o campo ampliado da arte
A segunda aula apresentará a assimilação do espaço público por movimentos artísticos do século XX e pela crítica de arte brasileira, a consolidação da intervenção urbana como uma prática do campo da arte e o início de sua inserção institucional, que indica outros modos de ver.

Aula 3: Experimentação, coletividade e contracultura
O que motiva a proliferação de intervenções urbanas e ações coletivas na virada do século XXI? A última aula enfatiza o caráter experimental da intervenção urbana e a criação de zonas autônomas temporárias como contraponto às instituições de arte. Além dos embates, serão discutidos os diálogos e parcerias dessas ações urbanas com o circuito tradicional de arte e as táticas adotadas por artistas e coletivos para ampliar o valor de exposição de seus
trabalhos efêmeros.

O curso de História da Arte Contemporânea de Thiago Fernandes oferece um panorama da história da arte contemporânea, articulando o contexto nacional com o internacional. Serão apresentadas as principais transformações das artes visuais a partir da metade do século XX, de modo a enfatizar os aspectos plurais do período em questão. As aulas serão expositivas e interativas com análises de imagens.

Aula 1: O fim da (história da) arte e a crise das vanguardas: entre a cultura de massa e a ditadura militar
Aula 2: Campo ampliado, corpo, imagem e mídias
Aula 3: Arte diante da globalização: transvanguarda, Geração 80 e o encontro com o “outro”
Aula 4: Novos lugares e novas narrativas: arte na virada do século XXI

Imagem do topo: Delson Uchôa, série Bicho da Seda, 2014

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s