O curso propõe uma imersão no universo da curadoria de artes visuais, apresentando o percurso que transforma uma ideia em exposição. A partir de estudos de caso e discussões sobre práticas curatoriais contemporâneas, serão exploradas as funções do curador e das equipes envolvidas, os diferentes formatos expositivos e as etapas que estruturam um projeto curatorial — da concepção à montagem.
Carga horária: 5h (duas aulas de 2h30)
1 e 2 de dezembro de 2025 (segunda e terça-feira) de 19h às 21h30
Aula 1 – O espaço expositivo e a prática curatorial
Análise dos diversos tipos de espaços e suas implicações na experiência do público. Introdução aos fundamentos do processo curatorial e à construção de narrativas expositivas.
Aula 2 – Estudos de caso: práticas e discursos curatoriais
Análise de exposições que exploram diferentes abordagens curatoriais e poéticas, articulando temas como território, identidade, memória e experimentação estética. Serão discutidos os modos de conceber e comunicar narrativas expositivas em distintos contextos institucionais e espaciais, a partir dos seguintes exemplos:
- Funk: um grito de ousadia e liberdade (Museu de Arte do Rio)
- Meu lugar (exposição itinerante do MAR)
- Monumental – Paul Setúbal (Museu Bispo do Rosário)
- De onde vem o samba – Mery Horta (Centro Cultural Correios)
- Reluz Neblina (Galeria Itinera Arte)
Valor: R$ 250
Sobre o professor:
Thiago Fernandes é historiador da arte e doutor em artes visuais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com estágio sanduíche no Instituto de História da Arte da Universidade Nova de Lisboa, desenvolvendo pesquisas no campo dos estudos expositivos; curador da Itinera Arte; professor na EAV Parque Lage e na Escola de Belas Artes da UFRJ; autor do livro “A presença da imagem” (editora Paisagens Híbridas, 2022) e coautor do e-book e projeto virtual “Cildo Meireles – Obscura luz, 40 anos” (Caju, 2023); possui textos publicados em diferentes revistas culturais, como seLecT, Dasartes e Caju, além de ser autor do blog Nuvem; realizou curadoria de exposições no Museu de Arte do Rio, Paço Imperial, Museu Bispo do Rosário Arte Contemporânea, Centro Cultural Light, Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica, Centro Cultural Correios, entre outros espaços; lecionou cursos livres na Pinacoteca de São Paulo, Casa do Saber e outras instituições.

